Caminhadas

Sê Activo, Sê Saudável

Fazer caminhadas é uma boa forma de se manter saudável. Vários estudos demonstram que caminhar no meio da natureza pode melhorar a saúde e o bem-estar, diminuindo o stress e a fadiga mental. Para além de melhorar a auto-estima, melhora as relações interpessoais e aumenta a apreciação da natureza. É uma boa forma de escapar ao stress do dia-a-dia.

Por isso o SentiSer tomou a iniciativa de criar uma actividade, caminhada, que decorrerá uma vez por mês por terras lusas.


A nossa  primeira caminhada vai realizar-se no dia 15 de Janeiro de 2012.
Vamos fazer a rota dos azulejos na cidade do Porto.

Concentração:  9h45m no SentiSer- Rua da Saudade, 59 Porto

Partida: 10horas com passagem por: Capela de Fradelos,Capela das Almas, Igreja de Sto. Ildefonso, Igreja dos Congregados, Estação de S. Bento e Igreja do Carmo
Regresso ao SentiSer.

Duração do percurso: Cerca de 2 horas

Grau de dificuldade: Fácil

Apareça e traga um amigo. Já agora esta actividade é gratuita.
___________________________________________
Com a chegada da Primavera, vamos retomar as nossas caminhadas.
Não o podendo fazer no último domingo de Março por ser dia de Páscoa, vamos, desta vez, faze-lo no primeiro domingo de Abril, dia 7.

Vamos fazer uma visita guiada aos jardins da Quinta de Villar d’Allen.



A poucos metros do Museu da Imprensa e com vista privilegiada para o rio Douro, a Quinta de Villar d’ Allen esconde, por trás de muros altos, uma das maiores colecções de camélias do país. Cultivadas há mais de 150 anos por várias gerações da família Allen, todas as camélias têm nomes próprios, “Neste jardim temos as variedades mais antigas que aparecem em todos os jardins de camélias do século XVIII e que terão sido trazidas pelos navegantes portugueses do Japão e da China, porque a camélia é asiatica.
“Villar d'Allen” é uma rara sobrevivente das quintas de recreio que nos séc. XVIII e XIX rodeavam a cidade do Porto, propriedade de João Allen, negociante inglês. Possui um edifício de arquitectura eclética, típica do romantismo do séc. XIX e possui também um jardim formal 'à francesa' e o 'parterre' nascido do entusiasmo pelos jardins 'paisagistas', em moda em Inglaterra. O cunho romântico foi acentuado com o alargamento dos jardins, criando lagos, regatos e cascatas artificiais, bem como uma grande variedade de plantas exóticas. Em pontos marcantes algumas esculturas de Nicolau Nasoni. É agora um viveiro de plantas ornamentais de exterior.”


A concentração será, como habitualmente, às 10 horas, na entrada da pousada do Hotel Palácio do Freixo. ( A quinta Villar de Allen fica a poucos metros )
Podemos estacionar na quinta.
Devem fazer-se acompanhar de 3,5 euros para a entrada.